Envelhecimento populacional, como lidar com esse dilema?

É possível afirmar que os países desenvolvidos estão num processo de envelhecimento populacional. Isto deve-se ao significativo aumento no percentual de idosos, atrelado à diminuição do número de crianças, e consequentemente, jovens.



O Brasil, sendo um país em desenvolvimento, segue essa tendência. De acordo com dados do IBGE, a população idosa representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, o que equivale a 8,6% da nação brasileira. Tendo como um dos principais causadores dessa elevação, o modelo de família mononuclear em declínio, visto que esta medida faz com que diminua o número de filhos por casal, aumentando assim, o de idosos.

Entretanto, como consequência da "melhor idade", pode-se destacar a crescente demanda de recursos voltados ao atendimento das necessidades dessa nova população, uma vez que, a Adsense expectativa de vida é diretamente proporcional aos gastos Mussum do governo com à aposentadoria, podendo dessa forma ocasionar dinheiro uma possível estagnação da mão de obra, afetando diretamente a PEA, (População Economicamente Ativa ).



Portanto, faz-se necessário que o governo invista em abertura de empregos à camada média da pirâmide etária, ampliando novas oportunidades e dessa forma permitindo que os idosos aproveitam a velhice sem se preocupar com a previdência social. É preciso também, que se desenvolva políticas públicas que visam o incentivo às famílias a ter mais de um filho, pois somente dessa forma o país chegará a um equilíbrio populacional.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Envelhecimento populacional, como lidar com esse dilema?”

Leave a Reply

Gravatar